top of page

MENSAGEM SEMANAL

Buscar
  • Rev. Jahyr Eliel Theodoro

DIA DA PÁTRIA - 7 DE SETEMBRO

Por Rev. Sebastião Silvestre Pátria, a nossa terra natal, a terra dos nossos pais, adotada por tantos que para aqui vieram. É a soma dos bens materiais e imateriais das gerações passadas, presentes e futuras ligadas pelos vínculos afetivos, culturais, valores e história.


A pena dos ausentes da pátria é a nostalgia, ou seja, o intenso desejo de voltar. O poeta romântico Gonçalves Dias (1823-1864), estando em Portugal, expressou o seu saudosismo em relação ao nosso Brasil com o poema "Canção do Exílio", do qual transcrevo a última estrofe:


"Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o sabiá.“


O cubano José Marti (18534895), estando nos Estados Unidos, ajudou a preparar a revolução que terminaria com a independência de Cuba da Espanha.


Em 1895, pouco antes de embarcar para Cuba, escreveu: "Para mim a pátria não será nunca triunfo, senão agonia e dever".


Os hebreus cativos na Babilónia anelavam a volta: "Às margens dos rios da Babilónia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião... Se eu de ti me esquecer, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita. Apegues-me a língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria" (Salmo 137.1,5,6).


Nosso país precisa ser encarado de forma diferente por todos e, principalmente, por aqueles que dizem estar a serviço da pátria. É triste dizer, mas os maiores inimigos da nossa pátria têm sido os "brasileiros"

Posts recentes

Ver tudo

PREPARATIVOS PARA ME ENCONTRAR COM CRISTO

“Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. - Isaias 38.1 Quando viajamos, gostamos de arrumar as malas; prever os dias, o que faremos, e assim escolher nossas roupas. Existem também aque

60 Anos anunciando o Evangelho

A Igreja Presbiteriana Filadélfia de São Carlos - SP, organizada em 10 de Fevereiro de 1963, existe para a glória de Deus, para adorá-Lo e preparar Seu povo para alcançar a cidade de São Carlos e o mu

DIA DO PROFESSOR – 15 de outubro

...o que ensina esmere-se no fazê-lo; - (Romanos 12.7) As pessoas chamavam Jesus de diversas formas, mas o título que mais destaca sua principal atividade aqui na terra foi o de "Mestre". Hoje, essa p

bottom of page